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Por que investir na fidelização de clientes

Por que investir na fidelização de clientes

Um erro comum e que pode gerar grandes problemas é a falta de investimento na fidelização de clientes.

Muitas empresas acabam cometendo o pecado de acabar um relacionamento com o cliente assim que a venda é finalizada. Além de fazer com que esses clientes nunca mais voltem à sua loja, o investimento para conquistar novos clientes será sempre maior.

Entenda melhor os motivos para você ter uma estratégia de fidelização de clientes:

Vantagens da fidelização

Certamente você investiu em publicidade para atrair esses clientes, não é mesmo? E se você fez as contas, sabe o quanto cada novo cliente custa para você. Ao realizar uma fidelização, você estará otimizando seus investimentos, aumentando a chance de uma nova compra.

Em outras palavras, é muito mais barato fazer um cliente voltar à sua loja do que conquistar um cliente novo.

Além de conseguir fechar novas compras com esse mesmo cliente, você ainda tem chances de transformá-lo em grande adorador de sua marca. O que será ótimo, afinal sua marca estará presente na vida dele, seja pessoalmente ou nas redes sociais – o que aumenta a visualização de sua marca, sem que você tenha que realizar muitos esforços.

Ao criar clientes fiéis, você também estará criando um aliado que além de consumir, irá indicar a sua loja e seus produtos para os amigos. E acredite, hoje as pessoas confiam muito mais na opinião dos amigos próximos e de outros consumidores do que no que a própria empresa diz.

Fidelizando um cliente, você estará apresentando o melhor que você tem a oferecer para ele. Se o cliente gostar disso, irá falar muito bem de você e sua empresa. Caso contrário, ele terá o poder de acabar com suas vendas falando mal.

Afinal, um cliente satisfeito fala de sua loja para 2 ou 3 amigos. Já um cliente que não está nada satisfeito, falará para 10.

Como fidelizar meus clientes

A fidelização não é nenhum bicho de sete cabeças. Em alguns casos, quando as estratégias são bem elaboradas fidelizar torna-se um processo simples de ser colocado em prática.

A primeira coisa a se fazer é investir em um bom atendimento. As pessoas gostam de se relacionar, por esse motivo um bom atendimento é fundamental, seja na hora de apresentar o produto, fechar a compra ou ainda atender uma reclamação no pós-venda. O treinamento de sua equipe pode ser de grande apoio para otimizar o atendimento.

Criar diversos canais de comunicação para se aproximar de seus clientes também faz parte dos investimentos em fidelização. Com o avanço da tecnologia e da internet, as pessoas buscam agilidade e praticidade para resolver seus problemas e tirar suas dúvidas. Essa aproximação de sua loja com seus clientes faz com que eles confiem mais em você, o que é um ponto importante para a fidelização.

Mas a forma mais comum e tradicional de conquistar seus clientes é oferecendo vantagens. É fácil encontrar lojas que ofereçam desconto na primeira compra, mas essa estratégia irá funcionar com mais sucesso se for feita para clientes antigos. É o famoso crediário: onde o relacionamento de compra a prazo é diretamente com a loja e faz com que o cliente volte mensalmente na loja.

O próprio desconto para clientes antigos, entrega de brindes e sorteio de prêmios são estratégias para conseguir fidelizar seus clientes, fazendo com que além de comprar seus produtos, eles indiquem sua loja para outras pessoas. Isso faz com que você aumente suas vendas e ainda amplie sua lista de clientes.

E o mais importante na fidelização: seu cliente sempre deverá ser atendido da mesma forma, com excelência. Não importa a classe social, cor ou posição na sociedade, todos seus clientes devem ser tratados da mesma forma. Também não faça restrições com o tempo que ele é seu cliente, trate um cliente antigo como se o atendesse pela primeira vez. Assim você o encantará cada vez mais e conseguirá manter um ótimo relacionamento com ele.

As estratégias para a fidelização dos clientes são bem simples e quando bem-feitas e elaboradas apresentam resultados incríveis!

FONTE: Meu Crediário