Home / Notícias / Benefícios em Fazer Pesquisa de Mercado

Benefícios em Fazer Pesquisa de Mercado

Sua empresa não faz pesquisa de mercado? Você não entende quais são as vantagens que uma pesquisa de mercado pode trazer para o seu negócio? Você até gostaria de fazer uma pesquisa, mas acha o investimento muito alto? Pare tudo o que está fazendo e leia esse post com calma. Você vai descobrir porque fazer pesquisa de mercado e as principais vantagens para o seu negócio.

Seja em um pequeno negócio familiar ou em uma grande multinacional, o dia-a-dia de qualquer empresa é pautado por inúmeras tomadas de decisões que, em conjunto, definem o sucesso ou o fracasso do negócio. Em um mundo cada vez mais competitivo, onde tudo parece estar mudando o tempo todo, errar não é uma opção.

Infelizmente, no Brasil, um quarto das empresas criadas vai à falência antes de completar dois anos de existência. Metade fecha as portas antes de cinco anos, de acordo com dados do Sebrae. Neste cenário, como ter certeza que você está no caminho certo?

A resposta é uma só: com informação. E a melhor forma de se obter as informações que sua empresa precisa é através de uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado serve para ajudar empresas e pessoas a tomarem decisões com mais segurança. Ela fornece os dados e informações para que você conheça melhor o seu mercado, seus concorrentes, seu público-alvo e o seu próprio negócio.

Ok, já entendi porque fazer pesquisa de mercado é importante. Mas quais tipos de pesquisa de mercado eu preciso fazer?

Conheça seu consumidor

Se a sua empresa nunca fez ou não tem o hábito de fazer pesquisas de mercado, comece conhecendo o seu consumidor. Descubra quais são os hábitos de compra e de mídia das pessoas que consomem o seu produto e os principais motivos que influenciam a decisão na hora de efetuar uma compra. Procure saber se são pessoas digitais ou offline e se acompanham redes sociais – e quais.

Com essas informações, você já pode descobrir, por exemplo, se é hora de investir em e-commerce ou de lançar um aplicativo, ou se aquela estratégia de Facebook que você tanto se dedicou nunca vai dar certo porque seu público simplesmente não acessa o Facebook.

Conhecer a fundo o comportamento do consumidor é essencial no mundo contemporâneo, em que o próprio consumidor determina como vai percorrer o funil de vendas.

A pesquisa de mercado vai te ajudar a entender quem são as suas buyer personas, os seus hábitos de consumo e muitas outras informações úteis.

Avalie o seu produto

Faça uma pesquisa para saber o que as pessoas acham do seu produto, se estariam dispostas a comprá-lo novamente e por quanto. Mais do que isso, compare seu produto ou serviço com o da concorrência e descubra como vender mais.

Além disso, se você tem a ideia de um novo produto ou pretende transformar algo que já está no mercado, faça um teste de produto antes de lançar a novidade.

Faça pesquisa de mercado com seus colaboradores

Outro público valioso, que pode te dar insights importantes sobre como melhorar o seu faturamento, é o seu próprio público interno. Seus colaboradores estão sempre em contato com sua marca, produto e clientes, e podem possuir informações e sugestões valiosas.

Realize uma pesquisa com os seus vendedores, por exemplo, e descubra falhas na distribuição das mercadorias ou sugestões valiosas de como organizar os pontos de venda.

Outro ponto importante: manter um bom ambiente de trabalho é fundamental para que uma empresa tenha sucesso. Por isso, as pesquisas de clima organizacional são super importantes.

Descubra como está a imagem da sua marca

Você sabe como seus clientes enxergam sua marca? Marca identifica e entende a percepção dos consumidores em relação à sua marca. Assim, é possível entender se você está se comunicando da forma certa e com o público correto.

Com uma pesquisa de imagem de marca, é possível identificar aspectos da sua marca que você pode explorar em campanhas, na identidade visual e em suas redes sociais.

Você também pode descobrir como o seu público-alvo enxerga a sua marca em relação à concorrência, qual o grau de conhecimento do seu produto e quais atributos e valores estão associados à sua imagem.

Teste sua campanha

Depois de tudo isso, quer fazer uma campanha no rádio, na TV ou na própria internet? Não aprove o material publicitário com base no seu próprio gosto.

Faça um teste através de uma pesquisa de mercado e veja se a campanha vai atingir os resultados esperados e transmitir a mensagem que você pretende.

O mesmo vale para o lançamento do seu site. Se estiver na dúvida de qual a melhor cor, fonte ou imagem de banner, não chute uma qualquer. Faça um teste e tome decisões com mais segurança.

Monitore a satisfação dos seus clientes

Todo mundo quer manter seus clientes satisfeitos, certo? A pesquisa de satisfação pode medir a satisfação geral dos seus clientes ou avaliar pontos específicos do produto ou do atendimento.

Com as informações em mãos, você pode identificar falhas, pontos de melhoria e oportunidades para crescer e ter mais sucesso.

 

Agora que você já sabe porque fazer pesquisa de mercado

São inúmeras situações em que a pesquisa de mercado pode te ajudar a colocar o seu negócio no caminho certo. Por isso, na próxima vez que precisar tomar uma decisão importante, não se esqueça: realize uma pesquisa de mercado.

 

 

FONTE: Opinion Box