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Benefícios do Outbound Marketing

O Outbound é um processo antigo, que surgiu junto com as vendas em si. Antigamente, era feito de maneira presencial e, mais tarde, por telefone. De fato, o contato humano ajuda bastante na conversão, pois abre a possibilidade de se aproveitar o fator psicológico de forma mais controlada, entendendo as necessidades pessoais dos seus prospects além das profissionais, o que no final do ciclo de venda pode fazer toda a diferença.

  • Dar a conhecer a empresa: publicidade online e off-line, assessoria de imprensa, eventos próprios, feiras/eventos de terceiros, materiais como brochuras, apresentações, datasheets, casos de sucesso, roll-ups, website
  • Converter o target em leads: e-mails e telemarketing (ambos mais massificados em termos de mensagem, mas segmentados em termos de base de dados) ou contato direto por e-mail ou telefone (ambos dirigidos diretamente ao potencial cliente)
  • Converter leads em clientes: contatos recebidos, envio de informação solicitada, reuniões, seguimento personalizado de outras iniciativas
  • Converter clientes em fãs: ofertas, acompanhamento próximo, questionários de satisfação, interação permanente
  • Melhoria contínua: análise e avaliação de resultados
  • Muito eficaz no aumento da visibilidade, notoriedade, awereness (contato massificado), e construção de relações próximas e de confiança (contato pessoal)
  • Leads mais interessadas, mesmo em menor quantidade (quem chega à fase de lead está mais perto de ser cliente)

 

FONTE: Marketing de Conteúdo e OutMarketing

[Adaptação ITask Brasil]